IMPORTANTE!

Esta página é nova e ainda está em construção!

Além disso, certifique-se sempre de que seu
Odyssey esteja desligado antes de inserir o car-
tucho. Isto protegerá os componentes do jogo
eletrônico e aumentará a durabilidade do conjunto.

LIGA/DESLIGA

29/09/17: Bom... quase vinte anos depois, estamos de volta, com mais informações sobre os jogos do Odyssey. Originalmente o site foi criado por Eduardo Mello, Marcelo Ribeiro e Simon Scudder, para servir de referência dos jogos lançados no mercado nacional pela Philips. De lá pra cá foram sendo descobertas novas informações sobre o hardware e programação dos jogos. Desde o Come-Come da Trevas, foram criados vários jogos novos, e descobertos protótipos de jogos que não chegaram a ser lançados; e o emulador definitivo, o O2EM sofreu muitas aperfeicoações. Aos poucos o site está sendo atualizado e modernizado, e inicialmente nem todo os jogos estarão completos. Outra mudança foi o domínio, que passou a ser o odyssey.rec.br, mas isto você já deve saber, senão não teria chegado até aqui.

09/09/98: Primeiro, gostaria de anunciar que a seção de jogos está completa! Ou quase... Na verdade faltam dois jogos: Telegrafista e O Gato e o Rato. Também, alguns jogos ainda não têm capa do manual, telas do jogo ou sinopse. Com o tempo esperamos completá-los.
Por falar em telas do jogo, todos os jogos receberam um "trato" visual nas suas respectivas telas, de modo a refletir melhor a imagem gerada por um Odyssey de verdade. Além disso, se vocês forem detalhistas vão notar que agora existe um novo "frame" de navegação nas páginas dos jogos e que os "end labels" da Parker e da Imagic no índice estão diferentes.
Outra grande novidade é o novo jogo lançado para Odyssey: Come-Come das Trevas. Você pode ficar sabendo mais a respeito dele na nossa nova seção: Lançamentos.
Por fim, também temos novidades na seção Odyssey Aventura: já estão lá todos os "reviews" da edição nº 2, bem como uma nova imagem da capa da edição nº 3.
Ufa! É isso aí. Aproveitem!


PARA COMEÇAR UMA BREVE INTRODUÇÃO:

1.

Em 1972, a Magnavox Company, uma empresa subsidiária da Philips norte-americana, lançou nos EUA o Odyssey, o primeiro videogame doméstico do mundo. Na época a febre dos jogos eletrônicos ainda estava começando e o interesse pela máquina foi modesto. Mesmo assim, nos anos seguintes vários aparelhos com características semelhantes foram lançados.
Em 1978, motivada pelo sucesso do Atari VCS, a Magnavox resolveu lançar seu aparelho de segunda geração: o Odyssey2. Ao contrário de seu irmão mais velho, que tinha jogos fixos, o Odyssey2 usava cartuchos intercambiáveis que continham o programa do jogo. Com isso, o número de jogos da máquina poderia ser constantemente ampliado. (Nota: Na verdade o Odyssey usava cartuchos, mas estes continham somente uma placa de circuito impresso, que servia para selecionar o jogo embutido, e não um programa propriamente dito).

2.

No início de 1983, animada com a febre dos videogames nos EUA (que a essa altura estava no pico), a Philips resolveu lançar o Odyssey2 no Brasil. Rebatizado de Odyssey apenas (já que o primeiro modelo nunca saiu por aqui), o aparelho se transformou num marco entre os videogames brasileiros, por ser o primeiro a ter jogos intercambiáveis.
Sustentado por enorme campanha publicitária, as vendas iniciais do aparelho foram fantásticas e vários jogos viraram hits - Didi na Mina Encantada, Senhor das Trevas, Tartarugas, Come-Come, e outros. Come-Come, por exemplo, integrou-se à cultura pop da época, sendo mais popular no Brasil do que o próprio Pac-Man, personagem em quem se inspirou.
Porém, com o lançamento dos diversos clones de Atari 2600 no Brasil em 1984, o Odyssey começou a perder espaço no mercado. Era difícil competir com os piratas que lançavam dezenas de títulos por mês para o 2600, sem falar na concorrência pesada da Polyvox e seu Atari oficial. Então no início de 1986 o Odyssey foi descontinuado, deixando órfãos milhares de usuários fiéis desse sistema de "gráficos rudes porém charmosos". No total foram lançados 60 cartuchos, alguns com 2 jogos, e entre eles algumas preciosidades - como Comando Noturno e Clay Pigeon, dois jogos que aparentemente não existem em nenhum outro lugar do planeta!

3.

No restante desta página você vai encontrar muitas outras informações sobre o Odyssey e seus jogos. Mas atenção: esta página é nova e ainda está incompleta! Por isso, não se esqueça de nos visitar regularmente para conhecer todas as novidades que estamos preparando.







[O Odyssey]
[Os Jogos]
[Os Novos Jogos]
[Odyssey Aventura]
[Os Links]

Página modificada pela última vez em 2017-Setembro-29, Sexta-Feira!

[Em Construção!] Página em construção!

© 1998-2017 THE FANTASTIC ODYSSEY CLUB, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS!
Odyssey é uma marca registrada da Magnavox Company.
Todos os títulos nesta página são marca registrada de seus respectivos proprietários.